ULS ALGARVE ABRE INQUÉRITO AO CASO DA GRÁVIDA QUE HOSPITAL DE FARO RECUSOU ATENDER
2026-05-27 21:09:14

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Algarve anunciou hoje a abertura de um inquérito para apurar os contornos do caso da grávida que o Hospital de Faro recusou atender no dia 22 de Maio, depois de ali se ter deslocado sem contacto prévio com a Linha SNS24. O conselho de administração da Unidade Local de Saúde do Algarve determinou a abertura de um processo de inquérito que permitirá melhor apurar a factualidade e eventuais medidas de atuação a tomar , refere a instituição, em comunicado. Segundo vários órgãos de comunicação social, o hospital recusou atender a mulher de 37 anos, grávida de 40 semanas, que ali se deslocou por meios próprios na tarde da passada sexta-feira, porque não tinha ligado previamente para a Linha SNS24. A mulher contactou o INEM, que a assistiu à porta das Urgências e aconselhou a sua admissão em Faro, mas o hospital manteve a recusa, tendo a grávida sido transportada de ambulância para Portimão, onde a criança nasceu saudável. De acordo com a ULS Algarve, nesse dia, a valência de Ginecologia/Obstetrícia e, consequentemente, o Bloco de Partos do Hospital de Faro estavam abertos apenas para urgências internas ou referenciadas . No Hospital de Portimão, para onde a grávida foi encaminhada, estava a valência aberta sem restrições . Da análise preliminar efetuada pela Direção Clínica dos Cuidados de Saúde Hospitalares e pelo Departamento da área em causa, resulta a necessidade da abertura de processo de inquérito com vista a “apurar os factos, avaliar o cumprimento dos circuitos assistenciais definidos na Norma Hospitalar em vigor e identificar eventuais oportunidades de melhoria organizacional e assistencial” , lê-se, no comunicado da ULS. Sul Informação